Buscar
  • Construtora Incorporare

Quais as vantagens de comprar imóvel com juros baixos?

Comprar um imóvel e sair do aluguel é o sonho da maioria dos brasileiros. Entretanto, nem sempre as condições são favoráveis para isso. A falta de informação sobre as vantagens de comprar imóvel com juros baixos também faz com que muitas pessoas continuem a “jogar dinheiro fora” pagando aluguel.


No entanto, o cenário de juros altos que perdurou por vários anos agora apresenta uma perspectiva diferente devido, principalmente, à queda de juros e à menor taxa Selic da história, o que torna o investimento na compra ainda mais vantajosa do que pagar aluguel.


Está na dúvida se deve comprar imóvel agora ou esperar? Continue com a gente que vamos te ajudar a enxergar o melhor caminho.



Por que os juros estão mais baixos?


Mesmo diante da crise econômica geral causada pela pandemia do coronavírus, o setor imobiliário no Brasil está retomando a aceleração que vinha em baixa desde 2015.


Além na queda do valor dos imóveis, alguns bancos passaram a trabalhar com juros mais acessíveis, como é o caso da Caixa Econômica, principal banco de financiamento imobiliário, como o famoso Minha Casa Minha Vida.


Outro ponto bastante importante é a taxa Selic. Atualmente em 2%, é o nível mais baixo de toda a história. Mas aí você pode se perguntar: o que é a Selic no fim das contas, por que eu deveria ficar de olho nela e como a Selic influencia no setor imobiliário?


Não se preocupe, a gente te explica!


A Selic é a taxa básica de juros da economia e influencia nos juros cobrados em empréstimos, financiamentos e retorno em aplicações financeiras, por exemplo. Na verdade, ela influencia todas das taxas de juros do Brasil, por isso é tão relevante e merece atenção.


A decisão de aumentar, diminuir ou manter estável a Selic vem do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), a cada 45 dias, e a sua redução representa um estímulo à oportunidade de compras utilizando crédito, já que ele fica mais “barato”.


Este é o melhor momento de comprar imóvel?


Se o desejo de sair do aluguel vem te acompanhando e você não sabe quando é a hora mais favorável para arriscar a compra de um imóvel, o momento atual pode ser a resposta.


Investir em bens duráveis, sobretudo, imóveis, é sempre vantajoso. Afinal, é um investimento seguro e que não desvaloriza, pelo contrário, só aumenta de preço com o passar dos anos.


Além disso, com a queda histórica da Selic, os bancos estão diante de um cenário competitivo e, portanto, ainda mais empenhados em trazer clientes, gerando condições ainda mais favoráveis para aprovação de financiamento de imóveis.


Por exemplo, quatro anos atrás, a Selic atingiu 14,25% ao ano, o que representava linhas de crédito altas e que pouco compensavam para os que desejavam realizar um financiamento.


Agora, a perspectiva é bem diferente, já que o preço de um financiamento em muitos casos se equipara ao preço pago pelo aluguel. Com a diferença que o financiamento te dá o retorno de ser dono da casa própria, enquanto o aluguel não.


O dinheiro gasto pagando aluguel apenas vai e não retorna, sem falar que todo ano o valor do aluguel é corrigido por um percentual muito maior do que o da Selic.


Assim, além do investimento inicial ser um pouco menor, quem adquirir imóvel agora vai ter as taxas de juros imobiliários de longo prazo em um nível muito baixo. Ou seja, daqui 20 ou 30 anos (tempo comum de financiamento de imóveis), os juros aplicados ainda serão os de agora.


O cenário, portanto, é um dos mais positivos em muito tempo.


Vantagens de comprar imóvel com juros baixos Se você ainda está na dúvida se chegou a hora de dar esse grande passo rumo ao sonho da casa própria, veja algumas vantagens que os surpreendentes juros baixos desse momento podem trazer:


Preço menor do financiamento


Os bancos estão aproveitando o momento para facilitar as condições de entradas e, além disso, se adquirido agora, o financiamento vai possuir a taxa de juros vigente atualmente, o que representa um valor menor em cada parcela e claro, na totalidade do investimento.


Maior poder de compra


As condições facilitadas e os juros em queda proporcionam a oportunidade do dinheiro “valer” mais e assim bens, como os imóveis, que antes custavam mais, agora se mostram mais acessíveis, com preços menores e compensatórios a médio e longo prazo.


Retorno do investimento mais rápido


Investir em um imóvel é mais seguro e com retorno mais significativo, já que a valorização tende a ser sempre constante e com probabilidade maior de elevação do que de queda.


Logo, com os juros baixos, o investimento consegue obter um retorno mais rápido com as condições do mercado.


Mais facilitadas


Lembra das condições facilitadas que os bancos estão oferecendo? Então, isso se deve ao aquecimento do mercado imobiliário, das taxas de juros historicamente baixas e da oferta de imóveis em tempos de pandemia.


Assim, eles querem estar à frente da concorrência, por isso vale a pena pesquisar e se surpreender com as condições disponíveis. Certamente você encontrará a mais vantajosa para os seus planos.


Está esperando o que para dar o próximo passo? Conte com a Incorporare para te ajudar a conquistar o seu sonho. Entre em contato e saiba mais!




19 visualizações0 comentário

Realização:

Comercialização | Curitiba e região:

Logo_2.png

Alameda Princesa Izabel, 1808, Curitiba-PR | CEP: 80730-080

Contato:

whatsapp.png
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Copyright © 2020 . Incorporare